sexta-feira, 18 de setembro de 2009

OUVIDORIA DA GUARDA CIVIL METROPOLITANA DE SP


Além da Corregedoria Geral, a Guarda Civil Metropolitana passará a contar com uma OUVIDORIA.


Leiam a matéria abaixo:



O Secretário Municipal de Segurança Urbana de São Paulo, Edsom Ortega, assinou hoje (18/9) portaria que institui a Ouvidoria da Guarda Civil Metropolitana, com o objetivo de facilitar a comunicação por parte da população e integrantes da GCM para receber e garantir a apuração de denúncias, reclamações, sugestões e representações sobre atos considerados ilegais, arbitrários, desonestos, ou que contrariem o interesse público, a legislação e o regulamento da Guarda Civil Metropolitana, praticado por servidores públicos da carreira do quadro de profissionais da corporação.


A Ouvidora Geral da cidade de São Paulo, Maria Inês Fonazaro, esteve presente na solenidade e falou sobre a importância da iniciativa e do papel do Ouvidor: “Ele faz com que os órgãos administrativos tomem providências para apurar as denúncias mais rápidas e fazer as correções ou aplicar as sanções que forem necessárias”, diz.


O Ouvidor manterá em sigilo o denunciante e vai solicitar as providências junto aos órgãos competentes. Também poderá propor ao Corregedor Geral da GCM a instauração de procedimentos disciplinares e outras medidas destinadas à apuração de responsabilidade administrativa, comunicando à Polícia Civil, ao Ministério Público ou ao Poder Judiciário quando houver indício ou suspeita de crime.


Para o Comandante Geral da Guarda Civil Metropolitana, Inspetor Joel Malta de Sá, a criação da figura do ouvidor é um “avanço que vai contribuir para a GCM prestar serviços cada vez melhores”.


A Ouvidoria funcionará como um elo de ligação entre a organização civil e as organizações não governamentais para receber, apurar e responsabilizar o GCM que não estiver de acordo com a conduta que se espera de um representante de órgão público. O Ouvidor terá mandato de dois anos e poderá ser renovado apenas uma vez para haver alternância no comando. Após a nomeação do Ouvidor, prevista para os próximos dias, será divulgado o número do telefone da Ouvidoria e o endereço eletrônico para correspondências.


1 comentários:

Anônimo disse...

Não há de ser nada. Se para dar aumento necessário for criar Ouvidoria, Exames, provas etc, que o façam, pois quem trabalha certo não pode ter medo disso, mas que valorizem os profissionais. Celso

Postar um comentário