quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Resposta ao coronel José Vicente - Por: Silvan Matias da Silva - Guarda Municipal do Recife


Matéria enviada pelo colaborador Silvan Matias da Silva - Guarda Municipal do Recife


É público e notório que o Senhor Coronel José Vicente da Silva está a serviço das PMs, dos donos de empresas de vigilância e, provavelmente, da sua própria. O fato é que reagir a assalto não é salutar, seja PM, Policial Civil ou Guarda Civil. O reagir é para não morrer e não por se estar a serviço, como querem defender alguns. No caso do Guarda Civil Municipal de São Paulo que reagiu ao assalto, ele o fez para não morrer, e isso é fato.


Na condição e situação em que ele [o guarda] se encontrava, ou reagia, ou morria, lamentavelmente, em função de sua reação, morreu uma inocente. O que não da para aceitar são pessoas como o dito coronel querer desviar o assunto para outro foco, ou seja, ridicularizar os (as) guardas municipais como se tal erro [que foi um erro, não podemos negar] fosse exclusividade do (a) guarda.


Da forma como o coronel expôs os fatos, em rede nacional, quis passar à população que sua, ou melhor, as PMs do Brasil nunca cometeram tal erro. O que causa indignação e espanto é a Rede Globo/Jornal Bom Dia Brasil ouvir apenas a opinião de uma das partes, e ainda, o que é de se estranhar, de um coronel aposentado (da reserva) da PM.


As guardas civis do Brasil precisam se organizar e começar a dar respostas ao insulto, discriminação e violência do qual somos constantemente vítimas quando erramos. Se houve erro, que seja punido quem erra, não a instituição, como coloca a imprensa (Rede Globo) e os coronéis PMs e delegados.


Lamento profundamente a morte da jovem, mas paremos para pensar, nas condições em que se encontrava o cidadão-guarda e o guarda-cidadão; quem não reagiria? Quem? Temos inúmeros casos de cidadãos não policiais que reagem a assalto por estarem armados e reagem pela mesma condição e situação que reage o policial, o guarda (policial) e/ou o cidadão comum, para não morrer.


Já houve vários casos em que a PM reagiu a assalto e houve inocentes mortos, o coronel citado não se pronunciou. A PM é despreparada?


No dia 31 de agosto de 2004, numa terça-feira, um PM matou um jovem de 19 anos com tiro na cabeça “Um policial militar foi preso em flagrante no domingo sob a acusação de matar com um tiro na cabeça Thomas Schwarzenberg Vicente, 19, estudante de jornalismo da Universidade Mackenzie. FERNANDA FERNANDES - DA REPORTAGEM LOCAL"


Se nós começarmos a postar os erros da PM e da policia civil, eles próprios irão perceber que erram muito mais. O coronel especialista erra e muito ao dizer coisa absurda, como a que disse na entrevista ao Jornal Bom Dia Brasil da Rede Globo. Primeiro, ele como especialista e conhecedor dos direitos humanos (pressupõe-se) sabe muito bem que cometeu o tipo de violência, a violência estrutural, ao falar de profissionais e de uma instituição que como qualquer outro está sujeito a erros e acertos.


Lembremos alguns casos:


Quando o promotor do Ceará matou um vigilante, no supermercado em Fortaleza, o coronel especialista não se pronunciou. Por quê?


Quando a PM de Pernambuco matou uma criança no campo da Universidade Federal só por que o carro era suspeito ele também não se pronunciou. Por quê?


Quando o policial PM Rambo, em Diadema cidade do interior paulista, agrediu, humilhou, espancou, torturou e matou gente inocente, ele também não se pronunciou. Por quê?


Quando, aquele caso do rapaz [o que levantou a camisa para mostra aos PMs que não estava armados, lembram!] no posto de gasolina, foi sumariamente morto por PMs com um tiro no peito, ele também não se pronunciou. Por quê?


Tudo isso não é para justificar ou defender a ação do guarda civil, volto a dizer, teria sido a mesma ação do PM, policial civil ou cidadão comum. A morte da jovem foi uma fatalidade.

O Sr. José Vicente coronel aposentado, aproveita-se e sempre aproveitará dos erros que os (as) guardas civis cometerem para desviar do centro da inoperância de sua policia e das demais policias do país. Ele usará a arma que tem, o espaço que tem na mídia para denegrir a imagem de nossa instituição, de nós guardas civis homens e mulheres seres humanos e profissionais sujeito a erros e acertos como qualquer outro e outra profissão.


Ninguém pode esperar um coronel aposentado elogiando a ação dos (as) guardas civis, seria a mesma coisa que Fernando Henrique Cardoso elogiar Lula, José Vicente elogiar Ricardo Balesteri (secretario da Senasp), que José Serra elogiar Marta Suplicy, que Sergio Guerra elogiar Dilma, Heloisa Helena (PSOL) elogiar o governo PT, que o PSDB elogie o PT, que os democratas elogiem o PT, é possível tais elogios?


E, há outras coisas que o coronel [especialista] aposentado não diz:


1. As guardas civis do país em sua maioria são comandadas por oficias PMs aposentados ou da ativa;


2. As guardas civis municipais do Brasil em sua maioria são capacitadas pelas PMs e policias civis;


3. Muitos (as) dos (as) guardas não são guardas, são servidores contratados sem concurso públicos, por oficiais PMs e delegados, a serviços de prefeitos despreparados e desconhecedores do tema segurança pública e poder e polícia e da importância das guardas enquanto agentes públicos estatais na segurança da população, que têm única e exclusivamente a missão desmoralizar e desmerecer as GMS do Brasil;


4. Os responsáveis pela segurança pública sempre foram as policiais estaduais, então, se ele (Coronel José Vicente) tem tanta coisa boa, tanto conhecimento, sabedoria sobre segurança pública, por que então em seu estado São Paulo, onde foi comandante, não aplicou seu saber especializados em segurança pública e minimizou a violência?;

5. Por fim, por que como ex-secretario nacional da segurança pública não resolveu o problema da (in) segurança pública. Por quê?


Existem milhões de perguntas a serem feitas ao coronel aposentado, mas se ele responder estas (acima) provará a sua competência ou incompetência.


A nós guardas civis municipais cabe errar menos, sermos um servidor, um policial-cidadão, respeitar os direitos de todos. Respeita o cidadão de bem e [para não perder a rima] o bandido também. Bandido é bandido, nós não... Nosso lema e nossa bandeira devem ser sempre: respeitar, respeitar e respeitar a todos.


Como guarda municipal do Recife e cidadão defendo que o guarda (policial), os policiais estaduais e federais e o cidadão em geral não reajam a assalto algum, sempre sobrará para inocentes, sempre.


E com disse, “respeitar, respeitar e respeitar deve também valer para o nosso dirigir-se ao coronel aposentado, até por que pela idade que tem, por ser mais velho e queira nós ou não também contribuiu para o país, ele apenas esta defendendo sua instituição, e nós não podemos recriminá-lo por isto, temos que provar a ele e a quem pensa como ele que nós Guardas Civis Municipais do Brasil também temos nosso valor, somos profissionais.


4 comentários:

ALTAIR DANIEL DIAS disse...

Ótimo postado mostrou com clareza o que esta acontecendo neste país no que se diz a respeito de segurança pública, a utilização do ataque por parte de oficiais da s Policia Militares que não querem perder o monopólio da segurança, também não entendendo as mudanças e as quebras de paradiguimas eles ainda vivem em 1984 no inicio com a chegada da força Francesa que iniciou as forças públicas ou exércitos estaduais aos quais saiam todas as semanas em marchas de quilômetros para mostrar força.
Atualiza-se faz necessário nos dias de hoje, qualificar se faz necessário porem o Cel. José Vicente não quer ele apenas quero Status de Coronel e se dizer especialista em segurança e poderem, da entrevista serem pagos para dar palestra em ONGs de ricos, falar na globo, ter uma empresa de segurança ou ser um político grudado no governantes e se dar bem nas licitações basta ver o que aconteceu neste ano na Bahia, com a compra de viaturas.
Desta forma é imperioso que seja criada uma agência nacional de Guardas Municipais, e desta forma podermos sem a quebra do pacto federativo criar ferramentas para padronização das GCMs, sendo todas estatuarias com códigos de conduta atualizadas e qualificadas, com respeito aos direito humanos e a dignidade.

ALTAIR DANIEL DIAS
ESPECIALISTA EM SEGURANÇA PÚBLICA
DIRETOR DO CONSELHO NACIONAL DE SEGURANÇA PÚBLICA

Anônimo disse...

Belo postado pelos dois companheiros acima. Só para dar uma reforçadinha , houve támbem a morte da adriana por um atirador de elite em SC do sul a algum tempo, e em santo andré o erro na morte daquela refém, pelo gate. também a morte de dois garotos em são vicente que foram jogados no mangue por um tenente e outros Pms, em Brasília o sargente deu um tiro na nuca do torcedor são paulino desarmado e que não reagiu, quiz dar uma coronhada, nem isso era preciso. Sem falar do rio de janeiros onibus 174, dos tiros no carro de uma mãe e uma criançinha de colo, de outra situação igual a essa também, de eldorado do carajás, e muitos outros erros que o dito coronel poderia comentar e talvez quem sabe no alto de sua infinita sabedoria dos erros das GCM, que são poucos, consertasse os de seu telhado de vidro. Olha o rabo macaquinho!!!!

Anônimo disse...

Caro coronel josé vicente, grande especialista em segurança pública. Vsa Sra. estava imponente na rede globo falando mal das GCMs, isso , aquilo, se sentindo o tal diante de reportes que só divulgam o que é interessante no momento, depois esqueçem... Gostaria que vossa sra. também tivesse a oportunidade na globo, na band, na record, de falar que as gcms não são preparadas pois em anos e anos de existencia o que menos se vê são acidentes com vítimas fatais causdas pelos GCMs, gostaria que vsa. sra. olhasse nos olhos do taxista Paulo Roberto Barbosa Soares, e sua esposa Alesandra Soares e falasse com toda esta imponencia que vocês são os preparados, nós não!!! olhar nos olhos dos pais, porque do pequeno João Roberto,de 03 anos não podem mais olhar, mas no céu ele deve estar se perguntando " Por que encheram de balas o carro de minha mãe grávida e me acertaram... o que fiz? e nós coronel é quem somos os despreparados...vá se catar especialista??? em que? se a violencia só cresce!!!!

Anônimo disse...

Companheiros guardas municipais de todo brasil,isso é nitida demonstação de dor de cotovelo,pois é só dar uma olhadinha no tal presidio militar (o qual são paulo é o primeiro da lista)e veremos que não ha mais como prender policiais militares envolvidos com todo tipo de crime.Por que ele não faz essa pesquisa e vai na dona rede globo dizer os numeros.QUEM É ESSE SUGEITINHO PARA FALAR DA CONDUTA DA GM,OLHA DE ONDE ELE VEIO.

Postar um comentário