domingo, 20 de setembro de 2009

Suporte de Vida Escolar - Morte Súbita Infantil - GCM/SP/ Enf. Ribeiro

No dia Nacional da Vacinação contra a Paralisia Infantil 19/09, aconvite da Sra Diretora Jussara Helena Vecchio Barreira da Associaçãode Assistência Clinica, Estudos e Pesquisas do Portador deNecessidades Especiais, Projeto Recriando - CEI Vila Regina, esteve naunidade o GCM habilitado em Tecnico em Emergências Medicas - EMT, pelaPatrulha Rodoviaria da Califórnia, U.S.A., e Primeiros Socorros pelaMarinha do Brasil, Instrutor de Primeiros Socorros no Trânsito pelaUniban - Universidade Bandeirantes, Enfermeiro pós-graduado em SaúdePública pela Universidade de São Paulo - USP. o qual ministrou aseducadoras responsavel por educar crianças de 0 a 2 anos o curso *Suporte de Vida em Ambiente Escolar* - Morte Súbita Infantil (MSI) -OVCE Obstrução de Vias Aéreas por Corpo Estranho - ParadaCardio/Respiratória - Reanimação Cardio/Repiratória, com duraçãoaproximada de 06 hrs, também abordando o Conceito de Corrente deSobrevivência.
* Morte Súbita Infantil => É a morte inexplicável e repentina de umbebê, diagnosticada por exclusão: quando não se acham outras causasque podem explicar a morte da criança. Também é conhecida como mortedo berço, pois acontece enquanto o bebê está cochilando ou dormindo. Amorte súbita é uma das maiores causas de mortes entre bebê até um anode idade. Ocorre mais frequentemente nos primeiros meses de vida.




Conceito de Corrente de Sobrevivência => Criado pela American HeartAssociation (Associação Americana do Coração), para caracterizar aimportância da resposta imediata a emergência cardiovascular. Estacorrente é composta por quatro elos: Suporte de Vida Imediato (Pessoasleigas treinadas em Primeiros Socorros), acesso rápido aRCP(Reanimação Cadio/Pulmonar),desfibrilação, e Suporte de VidaEspecializado (GCMs,Policiais,Profissionais do SAMU, ou Resgate -Bombeiros) Justifico que no Brasil, em 60% a 70% dos casos de parada-cardiaca, o profissional encontra um ritmo não-chocavel ao chegar avitima, o que dificulta a reversão do quadro, isto se explica pelopouco ou nenhum atendimento leigo prestado nos minutos iniciais daparada.¨A maioria das pessoas que terão uma parada cardiaca,de acordocom diversos estudos, estão nas ruas, nos proprios publicos, e atemesmo em suas proprias casas, Se as pessoas não souberem como atuarnessa situação conforme o preconizado pelas diretrizes, o atendimentodos Serviços 153/190/192/193, muitas vezes se resumirá numaconstatação do óbito, pois nada que for feito reverterá o quadroinstalado¨.


Justifico o uniforme de cor laranja como o Internacional de Instruçãode Emergência, e também por não estar autorizado a ministrar cursoscom o uniforme de cor azul, por determinação do Comando da GuardaCivil Metropolitana, mas por dedicação a minha Profissão GCM, e minhasqualificações não poderia deixar de atender a uma solicitação em umadata tão especial, peço desculpas a todos.........


_
Marcio RibeiroGCM - SP - PJ

0 comentários:

Postar um comentário