sábado, 17 de outubro de 2009

Guarda Municipal de Varzea Grande ganha sistema de videomonitoramento


A partir desta quinta-feira (15/10), Várzea Grande passa a contar com um moderno equipamento de prevenção e combate à criminalidade. O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp-MT), inaugurou, na manhã de hoje, a ampliação do sistema de videomonitoramento remoto urbano. O antigo sistema que possibilitava a vigilância de apenas nove pontos do centro de Cuiabá, agora, passa a monitorar, ao todo, 72 da Grande Cuiabá. Em Várzea Grande, são 16 câmeras. O Estado terá investido, ao final dos próximos 12 meses, R$ 1 milhão no videomonitoramento.

“Esperamos que este investimento ajude a controlar a criminalidade. Este será um trabalho conjunto da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e Guarda Municipal de Várzea Grande”, declara o governador de Mato Grosso, Blairo Maggi. Ele conta que estudos prévios determinaram os pontos de instalação dos modernos equipamentos. Adiantou que, em breve, o sistema será implantado nos demais municípios do estado.

O secretário titular da Sejusp-MT, Diógenes Curado Filho, explica que além do caráter preventivo, o sistema de videomonitoramento remoto urbano tem por objetivos proporcionar qualidade e rapidez no atendimento às ocorrências e gerar provas para comprovação dos delitos. Ele diz que as câmeras são de última geração, possibilitando a captação de imagens em 360 graus e ampliação que permite, por exemplo, ver com nitidez a placa de um veículo que esteja transitando por uma via. Em caso de necessidade, uma viatura é deslocada para o local do fato. Atualmente, todas as viaturas da Polícia Militar são equipadas com GPS, possibilitando que o Centro de Integrado de Segurança Pública (Ciosp) desloque a que estiver mais próxima.

Em Várzea Grande, o monitoramento dos 16 pontos será de responsabilidade da Guarda Municipal. O secretário comandante da Guarda Municipal, Rodrigo Alonso Lemes, afirma que 11 agentes estarão, diretamente, envolvidos no processo de monitoramento. “Além disso, nossa central de rádio está ligada, diretamente, à central de monitoramento. Isso possibilita a ação mais rápida de nossos guardas no combate a qualquer infração que venha a ser captada pelas câmaras de vigilância”.

O comandante explica que os equipamentos foram instalados nas principais vias de circulação de pessoas e veículos na cidade como, por exemplo, avenida da FEB e Couto Magalhães. Regiões com altos índices de criminalidade como o bairro Cristo Rei e as vias de acesso à cidade também serão vigiadas. As câmaras funcionarão 24 horas por dias, todos os dias da semana. Todas as imagens são gravadas e ficam à disposição para qualquer necessidade.

Rodrigo Alonso Lemes convoca a população a colaborar com os agentes de segurança pública no município. “As imagens em tempo real auxiliarão na elucidação de crimes e redução do tempo de atendimento das ocorrências, mas a participação da comunidade ainda é muito importante para que os agentes públicos de segurança possam desenvolver um trabalha cada vez melhor. Pensando nisso, estamos reativando o número de emergência da Guarda Municipal – o 153, que funcionará 24 horas por dia para atender o cidadão várzea-grandense”.

0 comentários:

Postar um comentário