terça-feira, 6 de outubro de 2009

S.Caetano, Ribeirão e Rio Grande querem participar do programa de segurança do governo federal

Reunião dos prefeitos realizada nesta segunda-feira. Foto: Antonio Ledes
Reunião dos prefeitos realizada nesta segunda-feira. Foto: Antonio Ledes
05/10/09
O investimento do governo federal em segurança na Região poderá aumentar nos próximos meses por meio do Pronasci (Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania), do Ministério da Justiça. Durante reunião do Consórcio Intermunicipal nesta segunda-feira (05/10), os prefeitos do ABCD assinaram o termo de cooperação que será encaminhado ao Ministério da Justiça pleiteando a inclusão de São Caetano, Rio Grande da Serra e Ribeirão Pires no programa.

Atualmente, Diadema, Santo André e São Bernardo fazem parte do Pronasci, que disponibiliza verba anual de R$ 1 bilhão para programas na área de segurança pública. De acordo com o presidente do Consórcio e prefeito de São Caetano, José Auricchio (PTB), estas cidades não estão no programa por não terem mais de 200 mil habitantes, especificação necessária para participar da iniciativa.
“Cada cidade possui uma demanda para a área da Segurança Pública. A adesão de todos os municípios da Região garante que cidades menores como São Caetano e Ribeirão Pires também possam enviar projetos para receber o financiamento do governo federal”, explicou Auricchio.
Diadema foi a primeira cidade do ABCD a participar do programa e executar projetos financiados com verba do Pronasci. São Bernardo assinou o convênio com o Ministério da Justiça este ano e nos próximos dias deve implantar o Território Paz na Cidade, ação que visa diminuir o índice de violência. O foco da iniciativa será a região do Alvarenga. Em São Caetano, o prefeito disse que pretende utilizar o Pronasci para ampliar o monitoramento eletrônico das ruas. “Nossa intenção não é somente adquirir mais câmeras, mas também usar outros recursos tecnológicos de monitoramento”, ressaltou Auricchio.

0 comentários:

Postar um comentário