quarta-feira, 14 de outubro de 2009

SP lança campanha de combate à exploração sexual de crianças e adolescentes

A Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, por intermédio do Núcleo de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas (NETP) e do Instituto de Pesos e Medidas (Ipem), vai promover na próxima semana, de 13 a 15 de outubro, a campanha Semana da Criança, nos postos de verificação de taxímetros do Ipem.

O público alvo dessa ação são os taxistas - esses profissionais são considerados possíveis parceiros nas denúncias sobre exploração sexual de crianças e adolescentes. Eles receberão folhetos e adesivos que divulgarão o canal de denúncias, o Disque-Denúncia pelo 181. O objetivo é incentivá-los a usá-lo sempre que presenciarem uma cena suspeita. A ligação é gratuita e o sigilo absoluto é garantido.

A parceria com o Ipem é muito importante porque poderemos atingir um público específico. Vamos mostrar aos taxistas a importância de que eles fiquem atentos a situações estranhas. Uma ligação pode ajudar a desmantelar uma organização criminosa que viola os direitos humanos de jovens e crianças", salienta a coordenadora do NETP, Anália Ribeiro.

"Muita gente não sabe a quem recorrer ou tem medo de denunciar, por isso é importante levar informações e esclarecimentos a esse segmento da sociedade", acrescenta o superintendente do Ipem-SP, Fabiano Marques de Paula.

A estimativa é de que, no mundo, cerca de 500 mil crianças são vítimas de tráfico para fins de exploração sexual. Segundo a Organização das Nações Unidas, o tráfico de pessoas movimenta US$ 12 bilhões por ano - está entre as três práticas criminosas mais lucrativas do mundo, ao lado do tráfico de drogas e de armas.

A campanha conta com o apoio da Guarda Civil Metropolitana (GCM), do Centro Geral dos Trabalhadores do Brasil (CGTB) e do Comitê Interinstitucional de Prevenção e Enfrentamento do Tráfico de Pessoas (Cipetp).

Da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania

1 comentários:

Anônimo disse...

Fiz o curso de enfrentamento da exploração sexual de crianças e adolescentes pronasci e sei que o problema é muito sério.
Estou nessa.

Postar um comentário