quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Projeto pioneiro e avançado: ABC ganha Registro Integrado de Ocorrência em janeiro

 http://lizbittar.files.wordpress.com/2009/01/engrenagem01.jpg
O processo de segurança integrada entre as cidades do ABC dará um primeiro passo a partir do mês de janeiro, quando as seis GCMs (Guardas Civis Municipais) da região passarão a utilizar um mesmo registro de ocorrência. A ação da Câmara Setorial de Segurança Pública do Consórcio Intermunicipal integra a proposta de implantação do futuro observatório regional de segurança na região.

O RO (Registro de Ocorrência integrado) foi elaborado por um grupo técnico que envolve seis cidades do ABC (Rio Grande da Serra não possui o serviço). A principal mudança, com a medida, segundo o coordenador da Câmara Setorial de Segurança Pública, comandante da Guarda Civil Municipal de São Bernardo, Benedito Mariano, é a possibilidade de se obter estatísticas sobre o trabalho das guardas municipais do ABC. “A população será beneficiada, pois com estatísticas das ocorrências mais comuns poderemos focar uma atuação mais eficiente”, destaca.

Outra iniciativa para o programa de integração é a instalação de comunicação via rádio entre as seis cidades com recursos do Pronasci (Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania). O projeto encaminhado a Brasília está em análise. A expectativa é de que até o fim deste mês saia o resultado. Se aprovado, serão encaminhados cinco computadores, 50 rádios e R$ 700 mil para o município de São Bernardo, que é o órgão regulamentador do projeto. Os equipamentos e a verba deverão ser divididos entre as seis GCMs.

A longo prazo, a Câmara Setorial de Segurança Pública prevê ainda uma matriz curricular única para a região. “A matriz única nos cursos de acesso das Guardas Municipais possibilita uma filosofia única de conduta na região”, esclarece Mariano. (Colaborou Natália Fernandjes)



0 comentários:

Postar um comentário