sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Com atuação da Guarda Municipal homicídios diminuem 84% em uma década em Diadema

diadema

Levantamento do município mostra queda de 30,49% em 2009, ante 2008

Rafael Nunes
Agência BOM DIA
Considerada uma das cidades mais violentas do Brasil até o final da década de 90, Diadema figura em novo patamar de segurança. É o que apontam os últimos dados do Observatório Municipal de Segurança do município, órgão que reúne estatísticas criminais da cidade.
De acordo com o levantamento, nos últimos dez anos, Diadema registrou queda de 84% no número de homicídios: em 2009, houve 57 ocorrências, enquanto em 1999 os dados chegavam a mais de 370 casos de mortes em decorrência da violência na cidade. A queda das ocorrências em 2009, em comparação a 2008, foi de 30,49%.
A queda acentuada nos dados de homicídios está ligada às ações integradas entre as polícias e a Guarda Municipal, além da implantação de programas em convênio com o governo federal, fechamento de estabelecimentos que vendem bebidas alcoólicas entre 23h e 6h (a ‘Lei Seca’) e a instalação de câmeras de videomonitoramento (são 62 em locais estratégicos), entre outras.
“Dessas 57 vítimas que tivemos, 70% delas tinham mais de 25 anos, o que mostra que nossas políticas voltadas para os adolescentes têm trazido algum resultado. Enquanto as polícias trabalham com a parte criminal, nós atuamos na investigação social do crime”, afirmou José Francisco Alves, secretário de Defesa Social.
De acordo com o titular da Pasta, o município recebeu, nos últimos três anos, aproximadamente R$ 5 milhões do governo federal. Entre as novas ações que estão programadas no combate à violência em Diadema para 2010, estão a ampliação do efetivo da Guarda Civil Municipal, que deverá ganhar mais 70 funcionários até o fim deste ano, e a criação de um manual de prevenção e orientação de segurança para os moradores.

 

0 comentários:

Postar um comentário