segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Um jogo de empura-empura diante de um trabalho ineficiente - "Gangue do Rodinho" - Limpadores de para-brisas sempre voltam a agir

Polícia Militar culpa a Justiça por colocar menores em liberdade - Ministério Público culpa a Polícia Militar por falta de policiamento nos cruzamentos da vias públicas.

Matéria publicada na Veja São Paulo

Por Daniel Nunes Gonçalves [com reportagem de: Daniel Salles e Henrique Skujis] | 20/01/2010

 
por Alex Silva/AE



O paulistano já se acostumou com abordagens nem sempre gentis dos limpadores de para-brisas nos cruzamentos. Em muitos casos, no entanto, a cena termina em furto ou roubo. Só em dezembro, segundo a Polícia Militar, foram 45 casos e dezenove prisões da “gangue do rodinho” no bairro de Pinheiros. “A gente prende, mas a Justiça solta”, reclama o capitão Emerson Massera. “Não é bem assim”, rebate Thales Cezar de Oliveira, promotor de Justiça da Infância e da Juventude. “Para pedir a internação de um adolescente, a prisão precisa ser feita em flagrante”, explica. “Além disso, é necessário ter os dados da vítima e o depoimento de uma testemunha.” Como se não bastassem todos esses complicadores, os menores infratores podem ser liberados se forem réus primários ou se prestarem serviços à comunidade. E, sem condições de se sustentar, costumam voltar aos semáforos, o que não aconteceria com a presença ostensiva de policiamento nesses pontos manjados pelos bandidos.

0 comentários:

Postar um comentário