quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Guarda Municipal da Cidade do Rio de Janeiro pode superar o efetivo da Guarda Municipal de São Paulo.

Guarda Municipal de São Paulo tem 6.500 agentes para população de 12.000.000 habitantes.
Guarda Municipal do Rio de Janeiro tem 5.400 agentes para população de 6.000.000 de habitantes.
Se considerarmos o números de guardas municipais por habitantes, cidade do Rio de Janeiro supera a de São Paulo em mais de 100%. veja matéria abaixo, e reveja matéria sobre o tema escrita neste blog em setembro de 2009:
___


Prefeitura do Rio anuncia novo concurso para a Guarda Municipal

O prefeito Eduardo Paes anunciou que deseja aumentar o número de guardar municipais no patrulhamento da capital fluminense no próximo ano, quando a Guarda deve abrir concurso para contratar de 1.500 a 2 mil novos agentes. Atualmente, o efetivo é de 5.300 homens, segundo a meta alcançar 10 mil profissionais.
Para concorrer a uma das vagas é preciso ser maior de 18 anos, ter Ensino Médio completo e estatura mínima de 1,70 m para homens, e 1,65 m para mulheres. O salário inicial é de R$ 1.207,03, mais benefícios como vale-transporte, alimentação e plano de saúde. O processo de seleção da Guarda Municipal inclui quatro etapas com provas objetivas, antropométrica e física (aptidão), avaliação psicológica e médica e curso de formação.

Fonte: http://www.barralerta.com.br/noticias/63-prefeitura-do-rio-anuncia-novo-concurso-para-a-guarda-municipal.html

___

Apenas para reflexão - Guarda Municipal desarmada - São Paulo x Rio de Janeiro - Qual cidade é mais segura?


Sem desmerecer qualquer tipo de atuação das Guardas Municipais, até porque todas elas são louváveis e promovem a segurança urbana de uma forma ou de outra, é caso de se pensar a respeito do fato da Guarda Civil Metropolitana da cidade de São Paulo ser armada e, em razão disso, poder enfrentar a criminalidade atuando em casos de flagrante delito, e a Guarda Municipal da cidade do Rio de Janeiro ser desarmada, e os índices de violência desta região serem bem maiores.
A cidade de São Paulo tem quase o dobro de habitantes do que a cidade do Rio de Janeiro.
A cidade de São Paulo tem uma população de aproximadamente 11.037.503 (fonte IBGE) de habitantes e uma Guarda Municipal com um efetivo de aproximadamente 6.500 agentes, enquanto que a cidade do Rio de Janeiro tem 6.186.710 de habitantes (fonte IBGE), e quase o mesmo número de agentes, ou seja, 5.500 (fonte: Portal da GM Rio
 

4 comentários:

Anônimo disse...

São Paulo, com uma população bem maior do que a cidade do Rio de Janeiro, tem sua Guarda Municipal armada, apesar disso os índices de criminalidades são altíssimos, imagine se sua Guarda fosse desarmada? Seria o caos!
Penso eu que todas as Guarda do Brasil deveriam ser armadas, porque só quem não pode andar armado, são os bandidos e a população em geral.
O poder público tem que se fazer presente como braço da lei na sociedade, sob pena de se tornar uma cidade violenta, igual do Rio de Janeiro...Que tem sua Guarda que ao invés de estar ajudando a combater a criminalidade de maneira eficaz, apenas faz o chamado "Policiamento fantoche" aquele policiamento desarmado e ineficaz "prá Inglês" ver. Um Guarda Municipal desarmado se equiparar a um munícipe, (o mesmo munícipe) que pedirá auxilio do Guarda desarmado!
Alfredo (GMRIO)

Anônimo disse...

A Guarda Municipal do Rio de Janeiro deveria ser armada. É um absurdo, pois a Guarda do Rio atua como policia, ou seja, faz os mesmos atributos de um policial mlitar. Temos que lutar pelo armamento. O problema é que a própria polícia não quer. Tanto que o Estado não quer dar curso para prefeitura e o Prefeito tb não quer armar. Vmos lutar pessoal.

Anônimo disse...

o problema das guardas municipais e um só e claro ,a falta de legislação .oq vale eo que está escrito e de forma clara e legivel pois estamos no pais dos analfabetos de nivel superior que cursam matemática e se acham advogados .Então enquanto onão houver legislação específica a guarda municipal estará desarmada e algemada perante e "LEI" dos tolos

Anônimo disse...

independente da gm-rio ser armada. seus agentes deveriam ter o porte pessoal. citarei um pequeno fato ocorrido com minha pessoa.
estando de serviço em um belo dia na orla carioca. ouvi-se gritos de pega ladrão,de imediato e atendendo as súplicas populares este GM executa a prisão em flagrante. o elemento acabará de roubar um turista estrangeiro, fora conduzido a DP e sarqueado. e aí esta a surpresa!o elemento que cometerá um pequeno delito como nossos governantes gostam de pronunciar. tinha apenas 03 passagens (artº157,155 e 123 do cp.)terminado a ocorrencia este GM procedeu para sua residencia sem nenhuma segurança....

Postar um comentário