quinta-feira, 22 de abril de 2010

vereador Alfredinho (PT) defende a GCM/SP no Plenário da Câmara Municipal

http://www.camara.sp.gov.br/central_de_arquivos/noticia/5990d6eb-e244-497b-954b-169f1b343a04/ImgDown2/PLENARIO-21-10-20009-RenattodSousa-9516-300.jpg


O SR. ALFREDINHO (PT)

- (Sem revisão do orador) - Sr. Presidente, Srs. Vereadores, público presente na galeria. No ano passado, todos se lembram de que a Guarda Civil Metropolitana da cidade de São Paulo ficou, por um bom período, em greve. Na Câmara, até para ajudarmos o Executivo, fizemos uma intermediação para que a greve acabasse. Formou-se aqui uma comissão, juntamente com o Executivo e o sindicato, para estudarmos uma proposta de reestruturação salarial da Guarda Civil Metropolitana. Já estamos em março, e até agora o Executivo não encaminhou nada. Por que estou falando isso?

Porque estou sendo cobrado pelo Sindicato dos Trabalhadores da Guarda Civil Metropolitana. Não consigo dar nenhuma resposta, porque não tenho.

Faço um pedido a esta Casa, inclusive ao Líder do Governo, que ficou de intermediar essa negociação, para que seja retomada essa discussão e se apresente uma proposta de plano de carreira para a Guarda Civil Metropolitana de São Paulo. Parece-me que o Sr. Secretário Municipal de Segurança Pública não tem o menor interesse em discutir problemas da Guarda Civil Metropolitana. Cada vez mais, tiram suas funções, e passando as para a Polícia Militar. Se todas as funções forem exercidas pela Polícia Militar, qual o sentido de haver a Guarda Civil Metropolitana na cidade de São Paulo? Muitos guardas civis metropolitanos estão pedindo a conta, porque não aguentam mais o desprestígio que estão tendo.

Recentemente, o Sr. Secretário anunciou um convênio que tira mais uma função da Guarda Civil Metropolitana, aquela que cuida de áreas de mananciais. Inclusive, foi criada a Guarda Ambiental. Aliás, essa função passou para a Polícia Militar. A cada serviço e responsabilidade que é passada para a Polícia Militar, esta recebe uma gratificação.

No ano passado, votou-se um projeto que autorizou a Prefeitura a repassar gratificações para a Polícia Militar, por serviços prestados ao município. Em vez de a Guarda Civil Metropolitana ser valorizada, como uma organização que tem relação direta com a comunidade, está sendo desvalorizada cada vez mais.

Hoje, um guarda civil metropolitano da cidade de São Paulo ganha, inicialmente, em média, 1.200 reais de salário. Quem já acumulou gratificações e já tem mais tempo de serviço chega a ganhar, no máximo, 2 mil reais.

O Pronasci, um programa do Governo Federal, uma espécie de bolsa para preparar e qualificar profissionalmente guardas civis metropolitanos está sendo usado para eles sobreviverem.

Quase 50% deles estão sobrevivendo com esse dinheiro do programa, quase 500 reais.

O município de São Paulo e o Sr. Secretário nada fazem. Esta Casa tem responsabilidade de cobrar do município, do Sr. Prefeito e do Sr. Secretário a retomada de discussões. Se isso não for feito, temos a impressão de que somos usados aqui.

Nós fomos intermediadores do fim da greve para constituir uma comissão para negociar a estrutura salarial da Guarda, e até agora isso não aconteceu. Eu, por exemplo, não gosto de ser enganado. É preciso que tenhamos transparência, a maior possível para não enganar os outros. E estamos sendo cobrados.

Por isso venho ao microfone, nestes meus cinco minutos, para fazer essa cobrança e um pedido: que, de uma vez por todas, venha para esta Casa um projeto elaborado pelo Executivo para que discutamos a estruturação salarial da Guarda.

Todos os dias chegam a esta Casa algum projeto do Executivo, mas só vêm projetos que são do seu interesse. Parece que o Executivo não tem interesse em discutir a estruturação salarial da Guarda, o Conselho Tutelar e quase toda a pauta do ano passado, que foi jogada para este ano e até agora não chegou a esta Casa.

3 comentários:

Anônimo disse...

parabéns vereador alfredinho...eu por exemplo sou um gcm a 18 anos, tenho elogios em b.i. por prisões em flagrante e por cuidar bem do material público, faço o que posso...mas em casa meus filhos a meses, não tem pão a mesa e a exatamente quatro meses não faço despeza pois meu salário que não chega a 1.000, fora as gratificações estão todo empenhado em dívidas nos bancos e para amigos e parentes que me emprestam cheques, o nome, e dinheiro...e acredito muityos estão igual a mim ou pior...a casa é nossa , do povo da cidade, mas preferem dar dinheiro ao pessoal do estado e desmoralizar-nos perante todos e nossa família, ou acabem com a gcm que tanto amamos ou a valorize, mas nunca nos enganem pois somos preparados e do outro lado ganharemos o triplo brincado aí a coisa ficará feia para muitos, parece que é isso que muitos vereadores querem...parabéns vereador sério como vsa. excia.

Anônimo disse...

Ola vereador obrigdo pelo empenho do senhor mas infelismente eu não acredito em nenhum reajuste de salario para nos da guarda civil de são paulo pois eu sou aposentado e por problema de saude e igual a mim existe varios conpanheiros que estão na mesma situação a serviço da gcm e não temos nenhum representante ao nosso favor a não ser falecido Janio Quadros,tenho 20 anos de gcm ganho 800,00 reais logo estarei ganhando menos que salario mimimo a quem devemos pedir auxilio,ate aqui Só DEUS tem nos ajudado a sobreviver com este salario .
Desculpe desabafo meu e de nossas familias.

Anônimo disse...

Bom desculpe o pessoal da G.C.M mas acho que de elogios e de uniforme não enche garriga e se depender do prefeito voces vão ganhar menos que um aposentado logo logo então é bom rever os valores e procurar outro emprego que não arrisque a vida,ou preste concurso numa corporação de verdade obrigado.

Postar um comentário