sábado, 22 de maio de 2010

Inversão de valores: Fazer o que é certo, em ano eleitoral, se transforma em algo errado!

http://sol.sapo.pt/photos/anatarouca/images/233984/original.aspx

Leiam a matéria abaixo publicada no JT, tirem suas conclusões a respeito de um trabalho positivo que as GCM/SP vem realizando, e o uso político e subversivo que fazem, mesmo que a cidade, seus moradores e trabalhadores, sejam os maiores prejudicados. O Brasil caminha para uma espécie de protecionismo desmedido e infundado. Moradores de rua perambulam pela cidade, propagam a miséria e o ostracismo, acobertam entre eles viciados e delinqüentes, mas, quando surge uma política de reorganização das posturas municipais, que tem como principal objetivo levar dignidade e oportunidade à estas pessoas, intitulados defensores sei lá do que tendem a incitar a revolta apenas sobre a ação da Guarda Municipal, nunca contra aqueles que insistem em ser ímpar em uma sociedade prospera e produtiva. É mais um meio de chamar a atenção para si, subvertendo os princípios norteadores do que se espera de uma sociedade justa e perfeita.

Vejam o que escreveu o jornal:

"Movimentos fazem protesto contra a GCM"

Manifestação organizada por movimentos sociais e religiosos ontem, no centro, denunciou ações violentas praticadas pela Guarda Civil Metropolitana (GCM) contra moradores de rua. O ato, cujo principal objetivo foi chamar a atenção para a violência contra a população de rua, ocorreu dez dias após a chacina que matou seis pessoas sob um viaduto no Jaçanã, zona norte. Procurada pela reportagem, a Secretaria Municipal de Segurança Urbana, responsável pela GCM, não se manifestou sobre as acusações até o fechamento desta edição.

Segundo os sem-teto, a GCM tem feito abordagem com violência, às vezes arrancando cobertores e papelões, às vezes tirando-os a força do lugar onde estão acomodados. “Fraturei a minha bacia no começo do ano, quando um guarda me arrastou pelo chão enquanto eu dormia para tirar meu cobertor”, conta uma moradora de rua mostrando a cicatriz. Durante o protesto, estudantes da Faculdade de Direito da USP relataram ter presenciado cenas semelhantes no Largo de São Francisco, onde fica a instituição. “Os guardas arrancam os papelões que eles usam para se proteger do frio alegando que estão fazendo baderna”, conta uma das estudantes.

Depois de uma passeata, os manifestantes foram recebidos na Câmara Municipal pela Frente Parlamentar em Defesa das Pessoas em Situação de Rua, recentemente criada. Para a alemã Edwig Knist, que trabalha há 15 anos na Pastoral do Povo da Rua, “espera-se que a Frente tenha grande influência na discussão das políticas públicas para os moradores de rua, já que hoje não há uma solução integrada”.

O presidente da Frente, vereador Chico Macena (PT), anunciou ontem que vai protocolar um projeto de decreto legislativo para revogar a Portaria 105/10, da Prefeitura, que determina que a GCM tem responsabilidade pelos moradores de rua. Mariana Lenharo

Fonte: Jornal da Tarde

1 comentários:

Luiz Moraes disse...

Infelizmente,vivemos em uma sociedade que prefere esconder o problema ao invés de solucioná-lo. Por outras vezes,as medidas tomadas são tão timidas que se tornam ineficazes.
A proposta em relação às pessoas de rua,tem que ser mais profundas a fim de serem eficientes.
O problema está no dependente quimico que em seu último estágio da doença é abandonado pela família e vai morar na rua,ou,problemas psicológicos que atingem essas pessoas, e o governo não oferece na quantidade e qualidade necessária as vagas para tratamento,e, estes moradores de rua vão para as ruas, ou,falta de qualificação profissional para reinserir o trabalhador no mercado, que por vezes, trata-se do ex-condenado da justiça que foi devolvido a sociedade,mas,não consegue um emprego, e, volta a delinquir ou vai viver nas ruas...
Como pode se notar o problema do morador de rua é mais profundo que somente criticar a ação da GCM-SP, aliás, todas as soluções para os problemas apresentados, obrigatoriamente, passa por ações sérias e, principalmente, vontade política.
Por fim, em minha opinião, ao invés dos estudantes fazerem passeata contra a ação da GCM,deveria cobrar ações efetivas nos níveis de governo local e estadual...

Postar um comentário